Finding The Hidden InfoSec Story

É importante trancar a porta


Photo Credit: motti82 via Compfight cc

Naturalmente, no decorrer da vida, aprendemos que a porta de nossas casas deve ser mantida sempre trancada. Assim como temos consciência de que não adianta fazer um seguro para o carro depois que ele for roubado. Mas essas – e tantas outras – máximas ainda não são tão óbvias quando se trata da vida digital. As pessoas ainda não se dão conta dos perigos aos quais estão expostas. Sabemos, por exemplo, que não se deve beber e dirigir, mas na prática, ainda vemos muitos acidentes decorrentes dessa combinação.

Os exemplos que demonstram tal descuido virtual são inúmeros. Um mais recente aconteceu no último dia 8 de Abril, na França, quando o canal local TV5 Monde sofreu um ataque cibernético de grandes proporções, atribuída ao grupo jihadista Estado Islâmico. O ataque tirou a emissora do ar por 11 horas, que também perdeu o controle de seu site e das contas das mídias sociais do Facebook e Twitter.

O fato reabre uma discussão recorrente no mundo da segurança da informação. Primeiramente, a falta de hábito das pessoas em se proteger no digital. Segundo – e não menos importante – a importância da atuação preventiva dos profissionais de segurança e tecnologia na identificação e correção das vulnerabilidades.

As investigações sobre o caso francês estão em curso, buscando descobrir os pontos de falha deixados pela TV para que o ataque acontecesse, mas sabe-se, por exemplo, que, durante uma entrevista, um repórter deixou exposta, involuntariamente, pelo menos uma senha de uma rede social da TV5 Monde, que sem qualquer cuidado estava anotada em um post-It.

Os mesmos cuidados preventivos que tomamos em nossa vida devem ser inseridos também como hábitos digitais. Se você tranca a porta de sua casa para evitar um roubo à sua residência, então você deve ter o mesmo cuidado com suas credenciais de acesso, usuário e senha. São eles que garantem a confirmação de que você é você mesmo para liberar o acesso a um site ou aplicativo. Saiba que os criminosos eletrônicos não atacam somente as empresas. Para que você não sofra com o roubo de sua identidade, com o vazamento de suas conversas e fotos armazenadas no seu e-mail e em redes sociais, você precisa ter cuidados.

O descuido das pessoas ao acessar sites inseguros para baixar softwares piratas, ao não se preocupar em acessar Wi-Fi abertos e, por meio destas conexões, pagar contas no internet banking, por exemplo, fazem com que a vida dos criminosos digitais fique ainda mais fácil. É importante assumir que seremos atacados, que no mundo digital estamos em risco e temos que nos proteger. Incidentes de segurança estão sendo massivos e provenientes de qualquer lugar. No mundo digital, os ataques estão a um clique de distância.

Siga as boas práticas de segurança e redobre sua atenção para não se expor a riscos desnecessários.

This analogy was originally published on May 26th 2015 and is available in the following alternative languages.

Union_Jack1

Share This Post On